Como as lagartixas conseguem andar nos tetos sem cair?

Antigamente, acreditava-se que essa habilidade estava relacionada à existência de pequenas ventosas nas patas da lagartixa que as “colavam” na parede ou nos tetos. No entanto, com o passar dos anos, esta possibilidade foi descartada pelos cientistas porque o réptil também andava em superfícies onde as ventosas não teriam aderência, como em locais molhados ou muito lisos.

Em 1960, o investigador alemão Uwe Hiller explicou que essa capacidade estava relacionada a um tipo de força de atração e repulsão entre as moléculas da pata da lagartixa e as da parede. Essa força é conhecida como forças intermoleculares ou forças de Van der Waals.

Na prática, funciona assim: Cerdas microscópicas permitem que esses répteis realizem a adesão a seco, sem precisar da presença de líquidos ou de tensão superficial – através da chamada força de Van der Wall, pela qual materiais se atraem. Quando a lagartixa dá um passo, há um deslocamento de elétrões entre os átomos da pata da lagartixa e os átomos da superfície parede, gerando uma força de atração intermolecular que a mantém colada na vertical.

Recentemente, também se descobriu que as lagartixas também “endurecem” o corpo de forma geral ao andar, o que aumenta as forças de Van der Waals. Num artigo publicado na revista científica PLOS One, os investigadores dizem ter descoberto que o corpo das lagartixas enrijece à medida em que crescem, atuando como uma mola e acrescentando uma força extra importante para aguentar mais peso. “Esta é uma conclusão muito animadora porque mostra como simples mudanças mecânicas no sistema de aderência explica o facto de serem tão eficientes”, explica Duncan J. Irschick, um dos autores do estudo.

As lagartixas estão geralmente associada a habitats rurais, sendo bastante comum em habitações humanas. Alimentam-se de vários artrópodes como aranhas, gafanhotos, mosquitos ou formigas. Passam boa parte do tempo imóvel à espreita de suas presas, podendo aproximar-se das mesmas lentamente para depois capturá-las com uma rápida mordida.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...