Escolher um detergente mais ecológico

Em 1992, a União Europeia criou o rótulo ecológico europeu – Ecolabel – um logo que indica aos consumidores que estão a comprar um produto que, ao longo do seu ciclo de vida, tem um impacto reduzido no ambiente. Todos os produtos que ostentam este rótulo são analisados desde a extracção da matéria-prima necessária ao seu fabrico até à deposição do produto após o fim da sua vida útil. Nesta análise são tidos em conta o consumo de energia, a poluição da água e do ar, a produção de resíduos, a gestão sustentável das florestas e a poluição sonora e dos solos.

Esta certificação é um processo voluntário, cabendo às empresas a candidatura dos seus produtos e respectiva atribuição de um determinado rótulo. Quase trinta anos depois do Ecolabel ter entrado em vigor, esta certificação ambiental está em produtos que utilizamos em praticamente todas as divisões de casa – e nem os detergentes escapam. Hoje, existem no mercado vários detergentes para a cozinha, chão, máquina de loiça e lavar ou casa de banho que já têm este rótulo.

Estes detergentes são biodegradáveis e não têm substâncias nocivas na sua composição. Tendo em conta a grande quantidade de vezes em que os utilizamos, vale a pena escolher estas opções, avisa a organização não-governamental de ambiente Quercus. Neste vídeo do Minuto Verde vai descobrir mais informações sobre este tema.

O Minuto Verde é uma rubrica produzida pela Quercus e emitida  na RTP.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...