Como proteger a cabra serpentina e ainda ganhar dinheiro (com VÍDEO)



Em Viana do Alentejo, uma propriedade rural está no cerne da marca arteseanal de sabonetes Olivae, que utiliza o leite de cabral serpentina para criar um produto de cosmética e beleza. A ideia partiu de Carla Janeiro e Elza Neto, que no ano passado criaram a empresa Planeta Alfazema e lançaram a marca.

“[Queremos valorizar] os produtos de boa qualidade que são feitos em Portugal. Por isso seleccionámos azeite produzido em Portel, o leite de cabra serpentina de uma raça que só existe em Portugal. Temos também seleccionados os óleos produzidos por destilação a vapor, de uma raça que só existe em Portugal”, explicou Carla Janeiro ao Economia Verde.

Conheça a marca no Facebook.

Para além de ser alentejana, a cabra serpentina dá leite com alto teor proteico. No entanto, existem apenas 4.300 fêmeas adultas, o que faz da espécie em estado muito ameaçado de existência. Assim, este investimento poderá chamar a atenção para esta raça e, quem sabe, trazer novos produtores.

“Queremos produzir aqui e promover a região. Mas [fazemo-lo também] por uma questão de economia e encurtar as distâncias entre o produtor e matéria-prima e quem faz a sua transformação”, acrescentou Elza Neto.

A marca Olivae já pode ser encontrada em 30 lojas de todo o país – e em Barcelona, Espanha – e pressupôs um investimento inicial de €10.000. Actualmente, são feitos 2.000 sabonetes por mês, todos artesanais e naturais.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...