Como transformar tijolos em baterias



Os tijolos tradicionais podem ser transformados em objetos de armazenamento de energia. Para já, conseguiram “alimentar” luzes LED, mas caso a pesquisa evolua e se torne acessível globalmente, as paredes das nossas casas podem carregar, por exemplo, um computador portátil.

Os blocos de construção já conseguem, por si só, armazenar algum calor. Contudo, os cientistas tentaram ir mais longe: introduzir uma série de gases nos poros dos tijolos. Através desta experiência foi possível criar uma nanofibra plástica, que facilita a eletricidade. O tradicional tijolo laranja ficou azul durante este processo.

“O que demonstramos no nosso artigo é suficiente para acender a iluminação de emergência num corredor ou sensores que poderiam ser embutidos nas paredes de uma casa”, disse Julio M. D’Arcy, professor da Universidade de Washington e um dos autores do estudo, citado pela “BBC”.

“Quando tivermos vários tijolos juntos, podemos ser capazes de produzir o que chamamos um ‘supercondensador’, que poderá vir a ligar as luzes de uma casa”, perspectiva Julio D’Arcy. Para já,  os cientistas mostraram na Nature Communications que conseguiram que um tijolo carregasse directamente uma luz verde LED.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...