Compotas e cogumelos portugueses premiados em Londres
A Gumelo e a meia-dúzia foram distinguidas no maior evento da área alimentar do Reino Unido, o IFE – The International Food & Drink. Dos 24 negócios portugueses que foram à feira, através do programa Portugal Sou Eu, as compotas em bisnaga da meia-dúzia e os cogumelos produzidos a partir de borras de café da Gumelo conquistaram um lugar nos 100 melhores novos produtos.
O prémio destaca o conceito e o design inovadores, elementos que marcam os dois produtos. Assim, as compotas em bisnaga de alumínio da meia.dúzia destacam-se por dispensar “os frascos, as colheres e as facas para barrar”, inspirando-se no universo da pintura, com os seus tubos de tinta e as cores vivas de frutas como a pera, a maçã ou o mirtilo.
“Com as bisnagas, a exposição do doce ao ar após a abertura é reduzida e a fruta não oxida com a luz, mantendo as cores originais”, explica a empresa no seu site.
Já a Gumelo, fundada em 2012 por três jovens portugueses, dá aos clientes a hipótese de cultivar, em casa, os seus próprios cogumelos gourmet. Recorde a reportagem do Green Savers sobre a Gumelo e a do Economia Verde sobre a mesma empresa.
O IFE decorreu em Londres, capital inglesa, entre 22 e 25 de Março e contou com a presença de centenas de empresas dos sectores do retalho, vendas por grosso e distribuição, tendo recebido cerca de 30.000 visitantes.