Deslizamentos de terra após chuvas torrenciais fazem 16 mortos na RDCongo



Dezasseis pessoas morreram num deslizamento de terra causado por chuvas torrenciais que assolaram uma cidade no leste da República Democrática do Congo (RDCongo), afirmaram hoje as autoridades locais.

A tragédia, cujo “balanço é de 16 mortos e várias casas destruídas”, ocorreu na segunda-feira à noite em Kamituga, disse Alexandre Ngandu, presidente interino da câmara da cidade na província do Kivu Sul, citado pela agência France-Presse.

“As vítimas são homens, mulheres e crianças”, acrescentou, falando por telefone a partir de Bukavu, a capital da província.

De acordo com Tristan Mukamba Mwanga, presidente da “nova sociedade civil” de Kamituga, a maioria das casas desmoronadas ou submersas foram feitas de tábuas e construídas em locais não autorizados para habitação.

As casas construídas numa encosta foram arrastadas pela água da chuva, disse, acrescentando que quatro bairros foram afetados pelos deslizamentos de terras.

De acordo com depoimentos dos moradores, os corpos das vítimas foram levados para a câmara municipal que, segundo o presidente interino, procurava caixões para as vítimas serem enterradas já hoje.

Kamituga é uma cidade mineira a cerca de 180 quilómetros a oeste de Bukavu, na província do Kivu Sul, onde acidentes mortais e deslizamentos de terras são frequentemente relatados após fortes chuvas.

Na província vizinha do Kivu do Norte, em território Masisi, pelo menos 20 pessoas morreram no final da semana passada em deslizamentos de terra e inundações causadas por chuvas fortes.



Notícias relacionadas

loading...

Comentários estão fechados.