Dia da Terra: como reduzir o impacto das TIC no meio-ambiente

Hoje comemora-se o Dia da Terra, numa iniciativa que tem por objetivo aumentar a conscientização para os problemas que a superpopulação, a poluição e outros desafios ambientais estão a causar ao planeta. É um dia para repensar o que podemos fazer pelo nosso planeta, tanto individualmente como a nível empresarial.

A nova economia digital, o big data, a Internet das Coisas ou a Inteligência Artificial motivaram o crescimento exponencial – ou a explosão – dos dados e, portanto, os recursos necessários para a sua gestão estão também a crescer a um ritmo descontrolado. Com efeito, desde a viragem do século, os data centers e o setor das TIC e tornaram-se num dos maiores consumidores de energia e, consequentemente, de recursos globais.

No entanto, como indica a Commvault, existem maneiras de reduzir o impacto ambiental nas TIC. Aqui estão algumas dicas que a empresa dá para que se atinja esse fim:

  • Recorra a fornecedores de cloud sustentáveis. Grandes fornecedores de cloud pública operam os seus datacenters com muita eficiência e alguns geram mesmo a sua própria energia renovável.
  • Migre as workloads apropriadas para a cloud. Abraçar uma abordagem “primeiro na cloud” terá um impacto significativo na pegada de carbono das TIC de uma organização, sendo muito mais sustentável do que a opção no local ou on-premises.
  • Recolha, processe e armazene menos dados. Neste sentido, os regulamentos de privacidade dos dados são bons para o planeta, pois exigem a recolha e retenção dos dados estritamente necessários e mais transparência no seu processamento e armazenamento.
  • Evite duplicar os dados sempre que possível. Uma grande quantidade de dados disponíveis para as organizações é duplicada, o que muitas vezes ocupa espaço desnecessário e consome demasiada energia para o seu armazenamento e gestão.
  • Rastreie e interrompa workloads inúteis. É também uma forma eficaz de evitar o consumo desnecessário de recursos.
  • Aproveite as ferramentas de gestão de backup. Uma melhor gestão de backups pode reduzir o número de cópias, economizando tempo, complexidade e recursos.
  • Se precisar guardar dados por um longo tempo, use tapes ou tapes na cloud. A tape é o meio que menos consome recursos. Além disso, o seu baixo custo de propriedade e durabilidade tornam-no adequado para a retenção de dados por um longo período de tempo.

Em resumo, as empresas podem contribuir para um futuro mais sustentável, quando armazenam e gerem os seus dados. E a adoção de tecnologias responsáveis é uma forma de o conseguir fazer.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...