Dia Mundial da Segurança Alimentar: tem cuidado com o que come?

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Segurança Alimentar, uma data que pretende alertar para a prevenção e gestão dos riscos causados pelos alimentos contaminados, que têm um grande impacto não só na saúde das populações como na sua economia.

É através do tema “Alimentos seguros agora para um amanhã saudável” que este ano a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebram este dia, centrando-se em debate o papel da ciência na garantia da segurança dos alimentos.

De acordo com a FAO, estima-se que 420 mil pessoas morram em todo o mundo devido à ingestão de alimentos contaminados, sendo que 125 mil mortes correspondem a crianças com menos de 5 anos. Esta transmissão dá-se facilmente porque muitas das doenças são causadas por bactérias, vírus e substâncias químicas, invisíveis a olho nu.

A segurança alimentar deve ser uma preocupação de todos, desde a produção dos alimentos até à sua preparação para consumo, dado que tem um grande impacto no desenvolvimento e no futuro da humanidade.

Esta data foi adotada no âmbito da resolução 73/250 da Assembleia Geral das Nações Unidas.

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...