Do Governo à Climáximo: Quercus junta políticos, cientistas e ativistas para traçar caminhos rumo à Neutralidade Carbónica 2030



No dia 12 de abril, a Casa do Impacto será o palco de um encontro único onde se cruzam saberes, estratégias e convicções: políticos, investigadores, empresários e ativistas sentam-se à mesma mesa para discutir os Caminhos Cruzados para a Neutralidade Carbónica 2030, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, com a meta da neutralidade carbónica cada vez mais urgente, a Quercus promove este evento como um verdadeiro ponto de encontro entre o sistema e a dissidência, o conhecimento académico e a ação de rua, a política pública e as soluções comunitárias.

Ao longo de três painéis e uma sessão de encerramento com vozes inspiradoras, os participantes serão desafiados a refletir e cocriar respostas concretas para acelerar a transição climática.

No primeiro painel, exploraremos de que forma as instituições públicas e os atores económicos podem impulsionar a transformação, promovendo políticas públicas estratégicas, regulamentações eficazes e uma alocação responsável de recursos.

O debate contará com a participação da Dra. Susana Escária (Secretaria-Geral do Ambiente), da investigadora em Alterações Climáticas Vera Ferreira e da Gestora de Projetos da MyPolis, Gabriela Moutinho, com a moderação de Catarina Milagre, jurista e advogada com atuação nas áreas de Energia & Recursos Naturais, ESG, Sustentabilidade e Clima.

O segundo painel, moderado pela jornalista Aline Flor, do Público, refletirá sobre o papel dos movimentos sociais na ação climática. Entre os participantes estarão representantes do Fridays for Future – o maior movimento climático jovem a nível global –, da Greve Climática Estudantil – responsável pelas maiores mobilizações pelo clima em Portugal no período pré-pandemia –, e da Climáximo, grupo que se destaca pela sua abordagem combativa em questões ambientais e sociais.

O terceiro painel será dedicado às soluções sustentáveis para um mundo neutro em carbono, contando com a presença de Carla Castelo, da Coopernico, Bernardo Fernandes, da Rizoma, Carlos Soares, da Rede para o Decrescimento e Marta Cortegano, da Terra Sintrópica. A moderação do terceiro painel será feita por Thamyres Freitas da Youth Climate Leaders.

Por fim, a sessão de encerramento reunirá Alexandra Azevedo, Presidente da Quercus; Nuno Comando, Diretor da Casa do Impacto e responsável pelo Departamento de Empreendedorismo e Economia Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; e Joana Guerra Tadeu, ativista e criadora de conteúdo conhecida como Ambientalista Imperfeita.

Programa do Evento

9h00 – 9h30: Check-in
9h45: Boas-vindas
10h00 – 11h00: Painel 1 – Transformação a Partir do Núcleo: Políticas e Ações para Liderar a Mudança
11h00 – 11h30: Coffee-Break
11h30 – 12h30: Painel 2 – A Força da Sociedade: Mobilizar e Inspirar Fora do Sistema
12h30 – 14h00: Almoço
14h00 – 15h00: Painel 3 – Imaginar e Construir o Futuro: Respostas Alternativas para a Sustentabilidade
15h00 – 15h30: Coffee-Break
15h30 – 16h30: Sessão de Encerramento – Convergir para o Futuro: Compromissos e Ações Coletivas
Networking

Página de inscrição do evento






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...