Dupla portuguesa lança sistema de certificação ecológica para sector hoteleiro (com VÍDEO)
Há ideias de negócio que surgem do nada. Quando Sílvia Pelham e o marido pernoitaram num hotel de cinco estrelas, no Sri Lanka, repararam que o ar condicionado estava sempre no máximo. “Estávamos na selva, com imenso calor, e o ar condicionado estava sempre no máximo. Pensámos que o hotel, ainda que fosse de cinco estrelas, não teria nenhuma se fosse avaliado do ponto de vista ambiental”, explicou a arquitecta ao Economia Verde.
Quando voltaram a Portugal, o casal juntou-se a Branca Neves, também arquitecta, e desenvolveu um sistema de avaliação ecológica de unidades turísticas. O certificado é válido por um ano e atribui classificações entre uma e cinco folhas.
“Escrevemos para as entidades que, achamos, podem beneficiar do Five Leaf System. As pessoas têm de fazer uma auto-avaliação do seu hotel ou de qualquer outra acomodação que tenham”, começa por explicar Sílvia.
“Depois de uma outra avaliação inicial por parte da Five Leaf, o certificado é emitido e [o proprietário] tem um ano para tentar melhorar a sua performance”, explica a responsável.
Quantas mais medidas um hotel ou unidade turística tomar em prol do ambiente, melhor será a classificação final. O Neya Lisboa Hotel é uma das unidades que já alcançou uma nota máxima – uma classificação que corresponde à poupança de luz, água e gestão de resíduos implementados no hotel.
Conheça melhor esta certificação no episódio 154 do Economia Verde.