e-Golf: versão eléctrica do carro alemão chega a Portugal este mês (com CARACTERÍSTICAS)



Já falta pouco para os portugueses colocarem as mãos – e os pés – no Volkswagen e-Golf, a primeira versão puramente eléctrica de um dos mais bem sucedidos modelos automóveis de todos os tempos, o Golf – 30 milhões de unidades vendidas.

O e-Golf será oficialmente lançado ainda este mês, sabe o Green Savers, devendo as primeiras viaturas chegar a Portugal em Julho. O preço ainda não está definido, mas deverá rondar os €38.000 – ainda assim, um preço estimado.

Na sua versão eléctrica, a icónica marca da VW tem como ponto forte a autonomia – entre 130 e 190 km – e uma selecção de perfis de condução: Normal, Eco e Eco+ (estes dois são uma redundância, uma vez que o carro já é 100% ecológico).

A autonomia depende do trajecto a percorrer, estilo de condução e peso da carga transportada. Por outro lado, se a temperatura exterior for muito baixa, a autonomia pode ser inferior a estes valores.

Segundo a Volkswagen, a inovação tecnológica do e-Golf permite-lhe assegurar uma velocidade máxima limitada a 140 km/h. Assim, o carro é o único modelo da gama equipado de série com o sistema de rádio e navegação de elevada tecnologia, o Discover Pro.

Do ponto de vista funcional, o novo modelo também está equipado de série com a App Car-Net-e-Remote, que possibilita a carga da bateria, a activação do aquecimento auxiliar/climatizador de série (durante o procedimento de carga da bateria) e a procura de dados do veículo através de um smartphone.

No exterior, a Volkswagen destaca os faróis em LED do Golf eléctrico, assim como os farolins em forma de C, característica visual de todos os modelos da VW equipados com propulsão eléctrica ou híbrida plug-in.

Com um consumo bastante baixo – inferior a 12,7 kWh/100 Km, o e-Golf é cerca de “10% mais eficiente que o melhor e mais directo concorrente com construção em aço”. O veículo é também completamente silencioso, e custa €1,9 aos 100 km por energia.

A bateria
Posicionada entre o eixo dianteiro e o traseiro, a bateria de iões de lítio apresenta um peso de 318 kg e é constituída por um total de 264 células integradas em 27 módulos (de seis e 12 células). A capacidade total bruta da bateria é de 24,2 kWh. Alguns destes são reservados para evitar avarias na sequência de uma descarga total da bateria.

A bateria dispõe de um sistema de gestão, denominado BMC, que assume as funções de segurança, diagnóstico e monitorização. É também ele que regula a temperatura do controlador Batteria-Junction-Controller, um interface para fornecer energia ao motor. Quando o veículo está parado ou sofre um acidente, é desligada automaticamente a corrente eléctrica da bateria.

Como carregar?
Um dos grandes desafios dos veículos eléctricos tem como pano de fundo o carregamento. No e-Golf, e à semelhança do que acontece com o seu “irmão” e-up!, existem várias forma de carregamento. A mais simples consiste em ligar o cabo de carregamento (de série) a uma tomada convencional de 230 V. As baterias do e-Golf são carregadas a 100%, no caso de estarem completamente descarregadas, num prazo máximo de 13 horas.

Opcionalmente, a Volkswagen oferece um wallbox para a garagem ou para um lugar de estacionamento coberto, que possibilita uma potência de carga de 3,6 kW. Neste caso, a bateria necessita de aproximadamente oito horas para ser completamente carregada.

Além do wallbox, existem também locais públicos de carregamento que oferecem uma potência de carga de 3,6 kW.

Para o e-Golf, o cliente pode ainda solicitar à Volkswagen para que o veículo seja preparado para o Sistema de Carga Combinada CCS (Combined Charging System) com corrente contínua (DC). Neste modo, a bateria alcança de novo 80% da sua capacidade em apenas 30 minutos.

Cuidado com o silêncio
Como era de esperar, o e-Golf é silencioso. Com a ausência da motores de combustão, existem outras fontes de ruído que se fazem ouvir. Assim, a Volkswagen implementou um conceito de acústica específico para o e-Golf, concebido para as características de veículo eléctrico e que tornam possível, inclusive, ouvir um alfinete a cair. Mas cuidado: o silêncio dos carros eléctricos já foi criticado, inclusive pela Associação Europeia de Cegos, que pede carros mais barulhentos e que avisem as pessoas, invisuais ou não, da sua passagem. Conheça todas as características do veículo e, abaixo, algumas fotos do e-Golf.

Adeus, conta-rotações
Situado no lado esquerdo do painel de instrumentos, o display de kW do veículo substitui o conta-rotações. Ele indica os principais níveis de energia do veículo: se o motor está preparado para arrancar, se a bateria está a ser carregada via travagem regenerativa ou se ela está a ser consumida.

No lado direito está posicionado o velocímetro analógico que, neste caso, indica uma velocidade até 160 km/h. No ecrã a cores são indicados outros valores, casos de uma exibição contínua da autonomia, o nível de travagem regenerativa que está activo e as informações sobre o restante tempo de carga e o tipo de ficha de carregamento ligada.

Mas como vou de férias?
Hoje, o carro eléctrico é um grande aliado das viagens citadinas, mas tem alguns problemas nas grandes viagens. Para contornar esta questão, a Volkswagen desenvolveu uma parceria com a Europcar, na qual os proprietários de veículos eléctricos da marca alemã podem alugar um carro com motor convencional com um preço especial.

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