Escolha Sustentável 2025: conheça as 16 marcas vencedoras da 2ª edição



A ConsumerChoice, Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor, apresenta, em comunicado, as marcas distinguidas Escolha Sustentável em 2025. O primeiro sistema de qualificação que valoriza produtos, serviços e medidas que contribuem ativamente para a sustentabilidade a nível social, ambiental e económico, dá a conhecer as 16 marcas vencedoras desta segunda edição.

Segundo a mesma fonte, no total, foram realizadas mais de 1.664 avaliações junto de consumidores e especialistas, reconhecendo os melhores produtos, serviços e medidas que implementam políticas sustentáveis e promovem mudanças concretas, com um impacto positivo no meio ambiente e na sociedade.

A Apivita, marca de cosmética natural, destaca-se pelos Cuidados de Beleza Naturais, pois promove a beleza eficaz e consciente, com até 99% de ingredientes naturais. No que diz respeito à saúde e bem-estar, os Laboratórios Expanscience são distinguidos pela Escolha Sustentável, mais especificamente pela sua Gama de Produtos Dermocosméticos Mustela.

Na área da alimentação, a GlobalTribe é reconhecida pelo Tribe Açaí, um preparado líquido de açaí único no mercado, pronto a consumir e extremamente versátil. A marca portuguesa destaca-se pela produção de produtos naturais e saudáveis, levando ao público os sabores mais genuínos da região da Amazónia. A Trivalor é distinguida também pela sua marca de alimentação corporativa saudável, Ponto.. Já a Banana da Madeira, destaca-se pelas medidas executadas, uma vez que é produzida de maneira sustentável em pequenas explorações familiares.

O Banco CTT distingue-se pelo Crédito Habitação Sustentável, recurso que privilegia a compra de casas energeticamente eficientes, apresentando condições especiais para poupar a natureza e a prestação e fatura energética de cada casa.

Relativamente ao setor da tecnologia, a iServices, marca líder do mercado nacional, foi distinguida por disponibilizar aos consumidores um serviço de Reparação e Recondicionamento de Smartphones e Tablets, que procura contribuir para a diminuição dos resíduos eletrónicos e do impacto ambiental associado à produção de novos dispositivos.

No universo automóvel, a PRIO foi outra das marcas premiadas pelo seu Combustível Diesel Ecológico, um produto sustentável com 10% de biodiesel produzido a partir de óleos alimentares reciclados, contribuindo para a economia circular e reduzindo até 15% das emissões de CO₂. Segue-se a Norauto Portugal com o Eco Revisão, um serviço de manutenção de veículos com práticas ecológicas, e o Grupo Saint-Gobain com a Glassdrive, marca especializada na reparação e substituição de vidros automóveis que utiliza materiais produzidos de forma ecológica e processos que reduzem o impacto ambiental.

A Goldenergy foi a marca premiada por adotar uma Energia 100% Verde. A empresa tem como objetivo promover a transição energética e a redução da pegada de carbono, ajudando os consumidores a adotarem práticas mais ecológicas.

Quanto à área do turismo, o Moov Hotel foi reconhecido pela implementação de medidas ecológicas em todas as unidades, proporcionando assim uma estadia ideal para hospedes conscientes. Para além disso, a Rede Expressos destaca-se também por proporcionar um serviço que contribui para uma mobilidade mais verde no país através de uma frota eficiente de baixas emissões, otimização de rotas e incentivo ao transporte coletivo.

Entre as marcas que receberam este prémio está novamente o Grupo Saint-Gobain com o Cimento-Cola Webercol Flex Lev, contribuindo para a criação de construções mais sustentáveis, alinhando a alta qualidade com o respeito pelo meio ambiente. A Topeca, empresa dedicada a soluções de construção sustentáveis, destaca-se ainda pela Gama Kaltech. Esta linha é composta por argamassas naturais à base de cal hidráulica natural, tornando-se ideal para reabilitação e construção.

Por fim, a Decathlon é premiada pelo seu programa de Serviços Circulares: Retoma, Aluguer e Subscrição. A empresa tem vindo a apostar cada vez mais na sustentabilidade, promovendo a economia circular e prolongando o ciclo de vida dos artigos desportivos.

O sistema de avaliação de marcas líder em Portugal baseia-se numa metodologia diferenciadora e rigorosa que combina a avaliação realizada pelos consumidores e um painel de especialistas das áreas em sustentabilidade. As marcas que se destacarem no cumprimento de todos os atributos ao longo de 2024 são reconhecidas e premiadas.

 

Pode consultar todas as marcas vencedoras aqui.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...