com o apoio
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Espionagem verde: serviços secretos britânicos MI6 atentos ao cumprimento de metas ambientais internacionais

Os serviços secretos do Reino Unido, conhecidos como MI6, iniciou o que chama de “espionagem verde” com a qual pretende verificar se outros países estão a cumprir as suas metas de redução de emissões para combater as alterações climáticas, revelou o diretor do serviço, Richard Moore.

Em declarações à “Times Radio”, Moore disse que a iniciativa quer apoiar “o principal tema da agenda de política externa deste país e do planeta”, num ano em que a Escócia vai acolher a Cimeira do Clima da ONU COP26, de 1 a 12 de Novembro.

“Quando as pessoas assumem compromissos sobre as alterações climáticas, talvez seja o nosso trabalho garantir que o que elas façam realmente aquilo com que se comprometeram”, disse o chefe do MI6, conhecido nas estruturas governamentais como “C”.

“Tem de se confiar, mas também verificar. Nas alterações climáticas, algo em que todos precisam alinhar e jogar limpo, ocasionalmente é preciso verificar se estão a cumprir”, afirmou.

Como anfitrião da COP26, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson exortou os países a emularem o Reino Unido na sua meta de reduzir as emissões de carbono em 78% em relação aos níveis de 1990 até 2035 e chegar ao zero líquido em 2050.

Os Estados Unidos melhoraram substancialmente os seus compromissos ao anunciar na semana passada que reduzirão as suas emissões de poluentes em 50 a 52% em relação aos níveis de 2005 até 2030, na Cimeira de Líderes do Clima organizada pelo presidente Joe Biden.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...