Lago com 50.000 anos na Índia ficou rosa e os especialistas não sabem porquê
Localizado a cerca de 500 km de Mumbai, na Índia, o lago Lonar, no distrito de Buldhana, é um centro turístico popular e também atrai cientistas de todo o mundo.
A cor da água no lago Lonar, em Maharashtra, formado após um meteorito atingir a Terra há cerca de 50.000 anos, mudou para cor-de-rosa. Alguns especialistas atribuem esta mudança à salinidade e presença de algas na água.
A mudança na cor da água do lago, com um diâmetro médio de 1,2 km, surpreendeu não apenas os locais, mas também os entusiastas da natureza e os cientistas.
Segundo os especialistas esta não é a primeira vez que a mudança de cor acontece, mas desta vez é mais evidente.
O lago, que é um monumento geográfico nacional, tem água salina com um pH de 10,5, disse Gajanan Kharat, membro do comité de conservação e desenvolvimento do lago Lonar, ao PTI.
“Existem algas na água. A salinidade e as algas podem ser responsáveis por esta mudança ”, afirmou.
“Não há oxigénio abaixo de um metro da superfície da água do lago. Há um exemplo de lago no Irão, onde a água fica avermelhada devido ao aumento da salinidade ”, observou.
Kharat disse que o nível de água no lago Lonar está, atualmente, baixo em comparação com os últimos anos e a ausência de chuva não perspectiva grandes mudanças.
“O baixo nível de água pode levar ao aumento da salinidade e à mudança no comportamento das algas devido às mudanças atmosféricas. Este pode ser o motivo da mudança de cor. Não é a primeira vez que a cor da água muda ”, afirmou.
Madan Suryavanshi, chefe do departamento de geografia da Universidade Babasaheb Ambedkar Marathwada, em Aurangabad, disse que, olhando para a escala desta mudança de cor, “não pode ser uma intervenção humana”.
“No caso de um fenómeno natural, existem fungos que geralmente dão uma cor esverdeada à água. Esta (a atual mudança de cor) parece ser uma mudança biológica na cratera Lonar ”, disse Madan.
“Mudanças sazonais ocorrem na água e isso pode ser o caso do lago Lonar. Podemos examinar a mudança se formos lá daqui a uma semana. Nessa altura podemos dizer mais sobre esta alteração”, concluiu.