Este Natal, a Goparity desafia todos a oferecer presentes livres de desperdício
Desde a comida, até aos presentes, passando pelas decorações, o Natal é uma época em que o consumo tende a multiplicar-se e com ele sobem também os valores do desperdício. Os números não mentem: 6 milhões de pratos cheios de comida deitados para o lixo, 20 mil quilómetros de papel de embrulho, num total de 3 milhões de árvores abatidas para embrulhar presentes. Estima-se que sejam estes os números que os portugueses desperdiçam durante as suas celebrações, sublinha a Goparity em comunicado.
Segundo um estudo da Quercus, divulgado em 2020, a percentagem de lixo produzido durante as celebrações de Natal aumenta em 24% quando comparado com a quantidade de lixo produzido durante o resto do ano. Todo este consumo tem um custo, não apenas para as carteiras dos portugueses, mas também para o ambiente.
Por todas estas razões a Goparity, plataforma de financiamento colaborativo e de impacto, tem duas propostas para os portugueses: a primeira é que todas as pessoas façam um esforço para evitar o desperdício e lutar contra hábitos de consumo tradicionalmente inerentes a esta época do ano, procurando soluções amigas do ambiente.
A segunda é que fiquem a conhecer o cartão presente Goparity, uma opção de desperdício zero e com impacto ambiental social e positivo. Este cartão digital, com um custo mínimo de cinco euros, além de ter uma pegada ecológica mínima, permite investir em projetos sustentáveis e com impacto positivo tanto a nível social quanto ambiental, promovendo a mudança e encorajando mais pessoas a darem esse passo. Assim, o cartão Goparity “pode ser a alternativa perfeita de presente para qualquer pessoa e dentro de qualquer orçamento”.
“Em tempos marcados por crise e inflação, e numa altura do ano onde o consumismo reina, queremos, uma vez mais, dar às pessoas uma opção de presente de Natal que além de não criar desperdício e de contribuir para as finanças pessoais de quem o recebe, vai ter um impacto positivo nas pessoas e no planeta. Para além disso, é um presente diferente e pode trazer novas dinâmicas às festas de Natal, incluindo novas discussões na ceia natalícia relacionadas com a literacia financeira ou o investimento de impacto”, afirma Nuno Brito Jorge, cofundador e CEO da Goparity.
Estes cartões podem ser encomendados online por qualquer pessoa, independentemente de já ter investido através da Goparity ou ter uma conta criada. Basta aceder ao website, escolher o valor a oferecer, personalizar o cartão com o nome da pessoa que o irá receber e uma mensagem personalizada.
A Goparity tem como principal missão a democratização do investimento ético enquanto empodera pessoas para que usem o seu dinheiro para o bem e promove a literacia financeira. Em novembro de 2023, a Goparity atingiu a meta dos 30 milhões de euros investidos por mais de 35 mil membros registados. Os projetos financiados através da plataforma permitiram impactar positivamente cerca de 89 mil pessoas, criar quase 5 mil postos de trabalho e contribuir para evitar a emissão de 25 mil toneladas de emissões de CO2 para a atmosfera todos os anos.