Estes foguetes LED são uma alternativa ecológica ao fogo de artifício

O fogo de artifício é utilizado um pouco por todo o mundo. O que gera diversos problemas, a maior parte das vezes ignorados por quem os utiliza. Desde o perigo de incêndio ao lixo que produz e que fica espalhado em matas, florestas e descampados, este tipo de entretenimento pode ter uma alternativa melhor para o planeta.

Inspirado em brinquedos de foguetes para helicópteros muito menores e mais simples, o Rammaxx de 178 mm consiste num corpo tubular transparente com um cone numa extremidade e um conjunto de pás e aletas de rotor na outra.

Dentro do corpo principal, há uma faixa de LEDs de alta intensidade que pode ser programada para piscar em várias cores e padrões. Estes LEDs produzem 5.000 lumens combinados, com uma única carga de 1 hora da bateria do foguete, o Rammaxx poderá ser utilizado em cerca de 50 voos.

Com um barulho estridente, este foguete é lançado a partir de uma plataforma com mola incluída que o catapulta até 91 m, a velocidade de até 129 km / h. As suas luzes piscam enquanto voa, além do seu cone de nariz que produz um som de assobio – a afinação desse som pode ser alterada trocando-se por diferentes cones.

Embora as pás do rotor não energizadas sejam mantidas dobradas para trás pela aceleração do lançamento, elas saltam e começam a girar automaticamente quando o foguete atinge o seu ápice e começa a descer com o nariz apontado para o chão. Isto diminui consideravelmente a sua queda, para que não seja danificado (e não cause danos) ao pousar. Além disso, graças às suas barbatanas móveis, o foguete não pousa em qualquer lugar.

“As barbatanas são controladas por um pequeno computador de voo que mede a aceleração na subida e descida”, diz Dan Lubrich, CEO da Rammaxx. “No caminho, isto permite calcular o desvio da vertical reta no ponto mais alto. No caminho, permite que o foguete se guie até a zona de aterragem”.

Lubrich acrescenta que, como o foguete não é auto-alimentado e aa sua altura de lançamento é limitada, seu uso em áreas povoadas não deve ser legalmente restrito. Em situações em que é importante manter o ruído baixo, pode ser equipado com um nariz silencioso.

A Rammaxx espera começar a comercializar este foguete brevemente, e está previsto que o kit da plataforma mais o foguete tenha um custo de 200€ aproximadamente.

O foguete Rammaxx pode ser visto em ação, no seguinte vídeo.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...