Estes ténis são feitos de pastilhas elásticas recicladas

Um dos resíduos que maiores dores de cabeça provoca na limpeza das cidades são as pastilhas elásticas. Pegajosas, ficam pouco mais de cinco minutos na nossa boca, mas até cinco anos no asfalto das grandes cidades.

Anualmente as estimativas indicam que são gastos cerca de 181 milhões de euros só para retirar as pastilhas elásticas que ficam grudadas no asfalto. Gasto todo este impressionante montante, o que fazer com estas pastilhas?

Uma empresa holandesa encontrou uma forma original de dar uso a este resíduo, ao produzir ténis que incorporam pastilhas elásticas usadas nas solas dos sapatos.

Com sede em Amesterdão, a Explicit Wear lançou-se numa parceria com a empresa de sustentabilidade Gumdrop e a organização turística IAmsterdam, tendo em vista um objectivo comum: dar nova vida às cerca de 1500 toneladas de pastilhas lançadas sem civismo algum para o asfalto da capital holandesa todos os anos.  

Graças a um processo de reciclagem inovador, as propriedades sintéticas das pastilhas elásticas são transformadas num novo tipo de plástico, o Gum-tec. Com esta inovação, por cada 2,2 quilos de chiclete recolhido a Explicit Wear consegue produzir quatro pares de sapatos Gumshoes.

Quanto ao preço, cada par ronda os €190, estando disponível para pré-venda aqui.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...