Conferências do Estoril de 2022 com foco no Planeta, nas Pessoas e na Paz
As Conferências do Estoril 2022 vão reunir em Portugal, nos dias 1 e 2 de setembro, prestigiados líderes mundiais para debater os maiores desafios atuais que a humanidade enfrenta, centrados no Planeta, nas Pessoas e na Paz.
Sob o tema “O Reequilíbrio Do Nosso Mundo: Um Apelo À Geração Do Propósito”, este evento apresenta uma agenda de dois dias que desafia a um diálogo aberto e inclusivo sobre a situação mundial que hoje enfrentamos. O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, preside à sessão de abertura no dia 1 de setembro, apresentando uma comunicação dirigida às gerações futuras: Uma Mensagem para a Geração de Propósito.
No total, mais de 70 oradores, divididos em mais de 40 sessões entre palco principal e sessões paralelas, irão iluminar o palco das Conferências do Estoril, numa missão de inspirar a ação imediata e de compromisso. Alterações climáticas, o caminho para a sustentabilidade, a tecnologia para o impacto social, a saúde mental, os sistemas de educação, a confiança nas instituições políticas e o poder dos media; bem como questões críticas acerca do futuro da democracia e resistência ao populismo, conflitos de guerra e crise de refugiados, para um futuro de paz na Europa e no mundo, são alguns dos temas que serão abordados.
Esta edição contará ainda com vários momentos sociais e de networking, unindo as diferentes gerações no seu propósito comum de ação, impacto e mudança positiva no mundo. Estão incluídas no programa cerca de 20 sessões paralelas desenhadas para transformar conhecimento em ação, promovidas pelos parceiros das Conferências do Estoril e contando com o apoio de alguns clubes de alunos da Nova SBE, tais como a Amnistia Internacional, LEYA, McKinsey & Company, MIND Blackout, Nala Feminist Collective, WeBelong, NOVAFRICA, Nova Medical School, Teach for Portugal, The Good Lobby, Transparency International, e Business Council for Sustainable Development (BCSD) Portugal, num evento colaborativo de 1 dia com a Beta-i.
Durante os dias da Conferência e em simultâneo, decorrerão debates sobre as mesmas temáticas em quatro escolas da rede CEMS: Aalto University, na Finlândia, London School of Business and Economics, no Reino Unido, Universidad de Los Andes, na Colômbia, e Ivey Business School, no Canadá, com vários momentos de interação em direto desde Portugal.
Bertrand Piccard, empreendedor e Presidente da Solar Impulse Foundation, inicia o ciclo de conversas inspiradoras com uma comunicação sobre a sua experiência e visão sobre Espírito pioneiro: a chave para inventar o futuro. O primeiro painel do dia, que pretende avaliar os limites já ultrapassados ao nível das alterações climáticas, vai contar com a participação da Defensora Indígena para a Justiça Climática e Direitos Humanos Helena Gualinga e com a co-fundadora da Iniciativa Re-Earth Xiye Bastida. Capitalismo Financeiro e Sustentabilidade, e Ampliando a Ambição Global: a jornada para o ‘Net Zero’, são também alguns temas a abordar neste dia. A Professora da Chalmers University of Technology e co-fundadora da Peniche Ocean Watch, Robin Teigland, encerra o ciclo de debates sobre o tema Planeta, apresentando uma análise de como a tecnologia pode aumentar o impacto económico e social no mundo.
O Poder dos Media e da Tecnologia, Resistindo ao Populismo, Cooperação Global para a Paz são alguns dos temas em análise no segundo dia das Conferências do Estoril, que reunirão personalidades reconhecidas mundialmente como o Especialista em Geopolítica e Professor na Nova SBE & Membro do Conselho Consultivo das Conferências do Estoril, Paulo Portas, e o Diretor Executivo da Amnistia Internacional, Pedro Neto (Portugal). A Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, será das últimas oradoras a subir ao palco para fechar o ciclo de debates do tema da Paz, com uma mensagem sobre o futuro.
Os interessados poderão assistir presencialmente ou online, através de uma plataforma digital aberta ao público. A participação no evento é gratuita mas requer inscrição prévia. O programa pode ser consultado na íntegra aqui.