Estudo: portugueses compram menos e reutilizam mais



Os portugueses estão a comprar menos e, paralelamente, a reciclar e reutilizar mais os produtos que compram. Estas duas tendências são a principal conclusão de uma análise desenvolvida pelo Observador Cetelem para o estudo “Consumidor Europeu em Modo Alternativo”.

Segundo o estudo, cerca de 88% dos consumidores recicla o que compra ou apresenta intenções de reciclar. No futuro, esta percentagem deverá chegar aos 97%.

Estes valores são também muito superiores à média europeia, que se encontra nos 63% (presente) e 73% (futuro). A análise é feita em relação à transformação do velho em novo, sendo que estes valores devem-se a três factores.

O primeiro está relacionado com a crise económica, que tem incitado as famílias a aproveitarem as oportunidades económicas para continuar a consumir melhor, mas com menos.

O segundo é a explosão de um fenómeno a que a Celetem chama de “internet social”, que oferece aos consumidores os meios para criar laços entre eles. O terceiro é a tomada de consciência ambiental, que encoraja os consumidores à reciclagem, em vez da acumulação de produtos em prejuízo do planeta.

O estudo diz que a reciclagem passa ao lado dos consumidores da Europa de Leste – interessa a pouco menos de metade na República Checa e na Eslováquia; mas é apelativa para os consumidores ibéricos e germânicos – apesar de estes partilharem as mesmas emergências económicas ou valores culturais.

“Os móveis recuperados para decorar o apartamento ao estilo vintage sem desembolsar um cêntimo, ou o vestuário para bebés deixado pelas famílias nos pontos de recolha, são exemplos práticos que levaram a reciclagem a seduzir perto de dois terços dos europeus. A era do consumismo individual terminou e deixou lugar a um consumo mais comunitário e altruísta”, explicou em comunicado Diogo Lopes Pereira, director de marketing do Cetelem em Portugal.





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