EUA: Donald Trump aconselha que se use o aquecimento global para combater o frio

“No leste, pode ser a noite de fim de ano mais fria registada. Talvez pudéssemos usar um pouco desse bom velho aquecimento global que o nosso país, não os outros, ia pagar biliões de dólares para combater. Agasalhem-se!”, escreveu Trump no Twitter.

Convicto defensor que o aquecimento global não passa de uma invenção criada pela China por motivos comerciais, Donald Trump usou mais uma vez as redes sociais para ironizar as consequências deste grave problema ambiental.

Com temperaturas a rondar os 40 graus negativos, os Estados Unidos enfrentam uma intensa vaga de frio. Vários estados estão sob vigilância apertada, caso de Embarrass e Cotton, no Minesota; Watertown, em Nova Iorque e Detroit, no Michigan. Com as previsões meteorológicas a indicarem que o frio pode ainda aumentar nos próximos dias, as autoridades locais estão a avisar as populações para não saírem de casa.

De recordar que em Junho passado, e contrariando os esforços levados a cabo pelo seu antecessor, Barack Obama, Donald Trump retirou os Estados Unidos do Acordo de Paris, ficando assim isolado como o único país do mundo de fora deste acordo sobre as alterações climáticas.

Foto: Gage Skidmore /flickr