Ex-futebolista do Braga desenha bicicleta com restos de madeira (com VÍDEO)
É pouco provável que Cristiano Ronaldo ou Oscar Cardozo se dediquem ao design ecológico quando acabar a carreira, mas há ex-futebolistas que, quando se retiram das competições profissionais, começam outra carreira fora da sua área. É o caso de Zé Nuno Amaro, ex-guarda-redes do Braga, Chaves ou Beira-Mar, que hoje desenha bicicletas ecológicas. A Angel é a sua nova menina dos olhos.
“Fizemos uma primeira experiência, que funcionou muito bem, e depois fomos aperfeiçoando o modelo que tínhamos”, explicou Nuno Amaro ao Economia Verde. A Angel é uma bicicleta feita de madeira – com desperdícios da indústria da madeira, aliás – e um verdadeiro objecto de design.
A bicicleta pode ser personalizada e decorada ao gosto de cada um. A sua estrutura de madeira também é reutilizável. “Ao fim de uns anos [de utilização], quando a bicicleta ficar deteriorada, podemos desmontá-la e, na compra de uma nova, entregar essa, que depois será reciclada”, continua Nuno Amaro. De acordo como Economia Verde, 70% dos materiais da Angel são recicláveis.
O primeiro modelo da Angel é feito de madeira, alumínio e ferro, mas estão a ser desenvolvidas novas versões com cortiça. José Nuno Amaro diz mesmo que o produto é 102% português – o 2% representa, graceja o designer, a cortiça.
“O projecto é global e pode ser utilizado em qualquer lado. Mas se podemos utilizar um produto que é nosso, como a cortiça, reforça [a sua portugalidade]”, explica o responsável.
As primeiras Angel serão comercializadas em Janeiro e já têm preço: entre os €350 e os €400. Numa primeira fase, Nuno Amaro colocará no mercado cerca de 100 bicicletas. O objectivo é chegar às mil por ano, a médio prazo.