Existe uma nova Grande Rota para os adeptos das caminhadas e de BTT



No próximo dia 1 de julho, na aldeia de Felgueira, vai ser inaugurada uma nova Grande Rota em Portugal. A GR60 – Grande Rota das Montanhas Mágica é composta por um percurso de 280 quilómetros que une os municípios de Vale de Cambra, Arouca, Castelo de Paiva, São Pedro do Sul, Castro Daire, Sever do Vouga e Cinfães.

O projeto, pensado pela Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG), convida todos os amantes do turismo da natureza, das caminhadas e de BTT, a atravessar e admirar inúmeros locais de interesse natural, patrimonial e cultural. A rota atravessa as serras da Freita, Arada, Arestal e Montemuro, assim como os vales dos rios Douro, Vouga, Paiva, Bestança, Caima e Teixeira.

O trajeto tem a Grande Travessia de BTT dividida em oito etapas (dimensionadas para ser completadas a uma média de uma por dia, por praticantes habituais e, claro, dependendo do ritmo imposto e da respetiva aptidão física na modalidade) e o circuito pedestre em 14 segmentos (que podem ser finalizados em 14 dias). Está devidamente sinalizado e possui vários pontos de apoio ao longo de todo o percurso, estando dotado das condições necessárias à prática das disciplinas para as quais foi pensado, inclusive na promoção de práticas ambientais responsáveis.

Para João Carlos Pinho, coordenador da ADRIMAG, trata-se de um produto turístico “que muito vai valorizar este território” e que “tem também um grande potencial para dinamizar, por arrasto, toda a economia dos concelhos atravessados pelo traçado, da restauração à hotelaria, do comércio às empresas de animação turística”.

A iniciativa tem como parceiros a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, o Turismo do Porto e Norte de Portugal e o Turismo do Centro de Portugal.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.