Fazer exercício físico na meia-idade reduz risco de cancro do pulmão

Os homens de meia-idade em boa forma física têm menos probabilidade de desenvolver cancro do pulmão e cancro colo-retal, segundo um estudo da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, publicado na revista médica especializada JAMA Oncology, noticia a Time e o agregador O Meu Bem Estar.

Os investigadores comprovaram que uma boa alimentação e fazer actividade física na meia-idade aumenta as probabilidades de sobrevivência dos homens que foram diagnosticados com a doença. E alertam ainda que mesmo pequenas melhorias na rotina de exercícios ajudam a diminuir os riscos de cancro.

Ainda que exercício e alimentação equilibrada sejam medidas já conhecidas para reduzir as possibilidades de se ficar doente, Susan Lakoski, uma das autoras do estudo, afirma que é benéfico alertar as pessoas para a importância da boa forma física no combate ao cancro. O estudo analisou 14 mil homens no estado americano do Texas, com idades compreendidas entre os 46 e os 50 anos. Os investigadores testaram o desempenho físico dos voluntários, que foram convidados a correr numa passadeira até à exaustão.

A forma física dos voluntários foi analisada a cada seis anos e meio entre 1971 e 2009. Entre 1999 e 2009, 1.310 homens tiveram cancro da próstata, 200 do pulmão e 181 desenvolveram o cancro colo-retal.

Segundo os investigadores, os homens com elevado nível de actividade física na meia-idade reduziram  o risco de cancro do pulmão em 55% e o de colo-retal em 44%, em comparação com os homens mais sedentários – mais especificamente os que demoraram mais de 12 minutos correr ou a andar 1,6 km.

Porém, o estudo descobriu que os homens com boa condição física não reduziram o risco de desenvolver cancro da próstata. Os autores do estudo acreditam que isto se deve em parte ao facto de homens com bom desempenho cardiorrespiratório serem mais conscientes em relação à sua saúde e estarem dispostos a se submeterem a exames de cancro da próstata.

Foto: Cristian Iohan Ştefănescu / Creative Commons

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...