Federação Agrícola dos Açores lamenta preço do leite aos produtores nas ilhas Graciosa e Terceira



A Federação Agrícola dos Açores (FAA) considerou que “é lamentável” que os produtores de leite nas ilhas Graciosa e Terceira, ligados à Lactogal, recebam em média, cerca menos 10 cêntimos por litro do que a nível nacional.

A FAA, liderada por Jorge Rita, demonstra a sua “solidariedade e apoio aos produtores de leite da Graciosa, na sequência da concentração junto da fábrica da Pronicol, em protesto pelo baixo valor pago pelo leite, por esta indústria, como já foi publicamente referenciado inúmeras vezes” pela federação.

O dirigente do setor agrícola considera, citado em nota de imprensa, que “esta não é uma situação nem justa, nem digna para os produtores”, e “é lamentável que as ilhas Graciosa e Terceira, que estão ligadas à Lactogal, recebam em média, cerca de menos 10 cêntimos, do que a nível nacional”.

Mais de duas dezenas de produtores de leite da ilha Graciosa exigiram na terça-feira o aumento do preço do leite pago ao produtor e sensibilizaram o Governo Regional para o problema.

Pelas 12:00 locais (mais uma hora em Lisboa), os produtores concentraram-se junto do aeródromo da ilha Graciosa e abordaram o presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, e o secretário regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, que cumpriam uma visita estatutária de dois dias à ilha, acompanhados por outros elementos do executivo, a quem deram conta das suas preocupações.

Na nota de hoje da FAA, Jorge Rita afirma que “a revisão do preço do leite pago ao produtor é fundamental para fazer face aos custos de produção e um justo reconhecimento da capacidade e esforço demonstrados na sua atividade”.

“Alguns dos produtos lácteos desta indústria são reconhecidos a nível nacional e internacional, premiando a sua excelente qualidade, que estão consolidados no mercado. Por tudo isto, esta é uma reivindicação justa”, afirma.

A FAA reconhece “também a importância do Governo Regional dos Açores, que em articulação conjunta, tem assumido um papel importante na luta dos interesses do setor agrícola açoriano, como aliado da produção leiteira da região e defesa de condições justas para os agricultores”.

Na sequência da manifestação de lavradores em Santa Cruz da Graciosa, o presidente do Governo dos Açores revelou que a Lactogal vai rever o preço do litro de leite aos produtores da ilha Graciosa, a partir de março.

“Notei sensibilidade por parte da administração e, aliás, também um compromisso. Que [os responsáveis] estão a estudar para, exatamente, a partir de 01 de março reverem os preços e a sua relação com os produtores de leite, tanto na ilha Graciosa, como na ilha Terceira”, disse José Manuel Bolieiro aos jornalistas, em Santa Cruz da Graciosa, onde terminou hoje a visita estatutária anual à ilha Graciosa.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...