Finerge adquire quatro parques eólicos em Espanha
A Finerge concluiu a aquisição de quatro centrais eólicas localizadas na região de Navarra, em Espanha, à Alfanar, um dos líderes mundiais na promoção e construção de centrais de energias renováveis. Após esta transação, a empresa liderada por Pedro Norton ultrapassa os 300MW de ativos operacionais em Espanha, em linha com o seu ambicioso plano de expansão no país, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, estes novos parques eólicos têm uma capacidade instalada total de 71 MW, alimentados por 18 aerogeradores e envolvendo um investimento total perto dos 130 milhões de euros. Neste momento, três parques eólicos num total de 59MW estão totalmente operacionais e a construção da restante central de 12MW terá início este verão. A Finerge estima uma produção anual de 165 GWh/ano.
Pedro Norton, CEO da Finerge, afirma que estes quatro novos parques eólicos na região de Navarra representam “um passo decisivo para cumprir o nosso plano de expansão em Espanha, onde abrimos um novo escritório há um ano com uma equipa especializada de 30 profissionais altamente qualificados”. “Espanha é uma prioridade para o crescimento da Finerge e este projeto é o nosso voto de confiança no mercado espanhol e na nossa estratégia de expandir a capacidade renovável e contribuir para as metas climáticas do país, fornecendo energia limpa para mais de 32 mil pessoas”, acrescenta Pedro Norton.
Esta transação surge na sequência do investimento da Finerge nas suas equipas em Espanha, incluindo nas áreas de desenvolvimento de negócios, gestão de energia e fusões e aquisições, para reforçar a presença da empresa no país. Com a entrada em funcionamento destes novos parques eólicos em Espanha, estamos a replicar o sucesso que temos tido em termos de desenvolvimento nos últimos anos em Portugal.
Concluída esta aquisição, a Finerge passa a ter operações em seis províncias espanholas, com 10 parques eólicos e 6 parques solares, com uma capacidade instalada de cerca de 310 MW. O portfólio em desenvolvimento da Finerge em Espanha ultrapassa os 200 MW após o primeiro ano com o foco no crescimento orgânico.