com o apoio
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Louva-a-deus-orquídea, um mestre da camuflagem

A louva-a-deus-orquídea (Hymenopus coronatus) é uma espécie de louva-a-deus que habita as florestas tropicais do sudeste asiático, sendo encontrada por exemplo na Malásia ou na Indonésia. Pertence a um grupo de espécies denominadas “Flower Mantis”, constituído por outros insetos que possuem semelhanças físicas e comportamentais.

Todos os louva-a-deus deste grupo possuem colorações que permitem a sua camuflagem, nas flores onde costumam esconder-se. O louva-a-deus-orquídea apresenta cores brilhantes brancas com padrões cor-de-rosa que se assemelham a uma orquídea.

A este tipo de camuflagem/mimetização denomina-se mimetização agressiva, onde o predador engana as suas presas servindo como isca. Esta camuflagem também ajuda a louva-a-deus-orquídea a escapar a potenciais predadores.

A sua imitação é tão convincente que os insetos são mais atraídos por ele do que pela própria flor. Esta espécie tem patas traseiras em forma de pétalas e suas cores fazem com que seja facilmente confundido com pelo menos 13 espécies de flores existentes na área onde vive.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...