Fundador do Facebook vai doar parte da fortuna a projectos filantrópicos
Mark Zuckerberg, o célebre fundador do Facebook cuja fortuna está avaliada em 5,2 mil milhões de euros, deverá doar uma grande parte deste valor para instituições de solidariedade social.
A notícia, que está a ser avançada pelo The Wall Street Journal, explica que Zuckerberg, de 26 anos, acabou de assinar a campanha Giving Pledge, organizada por Warren Buffet e Bill Gates – ele próprio, em tempos, um jovem bilionário – e que já tem mais de 50 doadores.
A campanha Giving Pledge convida as pessoas e famílias mais ricas dos Estados Unidos a comprometerem-se a doar a maior parte da sua fortuna para a filantropia. Para além de Zuckerberg, já assinaram Michael Bloomberg, George Lucas, David Rockefeller, Larry Ellison ou Ted Turner.
A Giving Pledge destina-se exclusivamente a bilionários e deverá ser internacionalizada em breve, depois de Bill Gates e Warren Buffet terem admito que estavam à procura de bilionários de outras partes do globo, nomeadamente da China.
Para além de Zuckerberg, outro co-fundador do Facebook, Dustin Moskovits, assinou este compromisso.
Em Setembro, Zuckerberg tinha já afirmado que iria doar 100 milhões de dólares – cerca de 75 milhões de euros – para as escolas de Newark.
O Giving Pledge começou a ganhar forma quando Bill Gates e a sua mulher, Melinda, e Warren Buffet juntaram vários bilionários norte-americanos numa série de jantares para explicarem o conceito deste movimento. Em Junho deste ano, finalmente arrancou. E com bastante sucesso.