Girafa sem manchas avistada pela primeira vez em meio selvagem



No final do passado mês de agosto, o nascimento de uma girafa sem manchas num parque zoológico nos Estados Unidos da América (EUA) captou a atenção do mundo. Na altura, foi considerada a primeira girafa a nascer sem o padrão reticulado que distingue esses animais tão icónicos da fauna africana.

Mas poucas semanas depois, a história voltou a repetir-se. Na região centro da Namíbia, numa reserva privada de vida selvagem, o Mount Etjo Safari Lodge, outra cria de girafa, uma fêmea, sem manchas foi avistada, desta vez em meio selvagem.

De acordo com a organização conservacionista Giraffe Conservation Foundation, essa cria, da subespécie Giraffa camelopardalis angolensis, ou girafa-de-angola, é a primeira a ser documentada na Natureza, isto é, fora de parques zoológicos.

A cria sem manchas a caminhar com a progenitora.
Foto: Giraffe Conservation Foundation

Segundo as informações divulgadas, esse é um “fenómeno raro”, sendo que o primeiro registo data de 1972, num zoo no Japão, e o mais recente no zoo norte-americano, em agosto deste ano. Apesar de despertar a nossa atenção e de estimular a imaginação, os especialistas dizem que ainda não se sabe ao certo quais poderão ser as causas dessa falta de manchas.

Julian Fennessy, cofundador e diretor de conservação da Giraffe Conservation Foundation, sugere que tal poderá dever-se a mutações genéticas ou a genótipos recessivos em um ou mais genes relacionados com a expressão das manchas, “mas sem análises genéticas detalhadas, não passa de mera especulação”.

Por sua vez, Stephanie Fennessy, diretora-executiva da organização, e também cofundadora, adota uma perspetiva mais prática: “Talvez não precisemos sempre de ter explicações para tudo. Por que não nos deixamos apenas maravilhar-nos pela natureza?”.

Para a responsável, estes eventos raros de nascimentos de girafas sem as manchas características devem servir para chamar a atenção da humanidade para as ameaças que esses animais enfrentam.

“As girafas estão em apuros e, se não agirmos já, os nossos netos podem mesmo chegar a não ver nenhuma girafa na natureza quando crescerem”, alerta. Estima-se que existam hoje apenas 117 mil girafas em África, sendo que já foram extintas em pelo menos sete países do continente.





Notícias relacionadas




loading...
Comentários
Loading...
viagra before and after photos what to expect when husband takes viagra