Girassóis microscópicos vão dar origem a painéis solares capazes de seguir o sol automaticamente



Uma descoberta feita por investigadores do Instituto Wyss para Engenharia Inspirada pela Biologia, em Harvard, pode vir a dar origem a painéis solares capazes de seguir o sol para maior eficiência energética, mas sem quaisquer peças móveis.

Um dos grandes problemas dos painéis solares é o facto de terem de seguir o sol durante o dia, para maximizar a sua produção de energia. Todavia, isto é dispendioso, não só pelos componentes extra mas também pelo mecanismo responsável por alinhar os painéis com a posição do sol.

A investigação do Instituto Wyss deu origem a polímetros cuja estrutura é semelhante à encontrada nos pés das osgas e que podem ser programados para se mover em qualquer direção em resposta a determinados estímulos.

Os investigadores usam campos magnéticos para mover estes cristais líquidos elásticos em três direções, sendo que uma das possíveis aplicações é a criação de células solares que podem seguir o sol sem quaisquer estruturas mecânicas adicionais.

“O fundamental acerca deste projeto é que somos capazes de controlar a estrutura molecular ao alinhar os cristais líquidos numa direção arbitrária no espaço tridimensional, o que nos permite programá-las para praticamente qualquer formato”.

A equipa de investigação incorporou moléculas sensíveis à luz nestas estruturas programáveis. Assim, será possível, em teoria, criar painéis solares capazes de seguir o sol sem ser necessário qualquer controlo externo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...