Governo vai lançar Certificados de Origem para renováveis



O Governo planeia lançar Certificados de Origem para a energia produzida a partir de fontes renováveis, de modo a garantir a sua origem. O anúncio foi feito durante a conferência anual da APREN.

O ministro da Economia, Caldeira Cabral, sublinhou a importância das energias renováveis para a economia portuguesa mas não se pronunciou sobre a hipótese de as taxar, dado que o Orçamento de Estado ainda está a ser construído.

Segundo o Dinheiro Vivo, e sobre a possibilidade de o setor das renováveis poder vir a ser taxado, António Sá da Costa, presidente da APREN, disse “Já estamos suficientemente taxados, e já estamos a dar a nossa contribuição para a redução do défice tarifário. Todos os partidos defendem as renováveis, mas depois querem taxar. Não estou a pedir um regime de isenção, mas apenas que não carreguem mais”.

Para Portugal ser totalmente alimentado pelo setor das renováveis em 2040, é necessário crescer ao ritmo de 1,4TWh por ano. Todavia, parece haver vários entraves a este crescimento, desde o acesso à rede de distribuição – que neste momento não tem capacidade para o assegurar – às taxas que alguns partidos defendem.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...