Grandes incêndios deflagram nas encostas da Table Moutain na África do Sul



Operacionais estão hoje a combater grandes incêndios nas encostas da Table Mountain, na Cidade do Cabo, África do Sul, enquanto a polícia investiga se a causa é fogo posto, segundo fonte do parque nacional local.

O Parque Nacional da Table Moutain informou em comunicado que pelo menos três dos incêndios, que deflagraram na sexta-feira, foram ateados deliberadamente.

A mesma fonte referiu Também que perto de 250 bombeiros estão a combater os incêndios e que cerca de 200 pessoas, incluindo algumas em lares de idosos, foram retiradas de casa no domingo, regressando mais tarde às suas residências.

A polícia anunciou que deteve uma pessoa por suspeita de fogo posto.

A Cidade do Cabo declarou que os últimos incêndios estavam parcialmente sob controlo, mas que se temia uma nova deflagração.

Segundo um funcionário municipal, não foram registados feridos nem danos em residências privadas, mas pelo menos quatro veículos e uma mota, que estavam num parque de estacionamento, foram destruídos e outros carros ficaram danificados.

Smith afirmou que as equipas de bombeiros fizeram progressos durante a noite, utilizando drones com imagens térmicas para identificar a direção em que os incêndios se deslocavam.

As autoridades fecharam estradas e trilhos para caminhadas.

O parque estima que 3.000 hectares de vegetação tenham sido queimados. Os incêndios ocorreram nas encostas traseiras da montanha e não na famosa parte plana com vista para o centro da cidade da Cidade do Cabo.

Os incêndios florestais são frequentes em Table Mountain e normalmente alimentados por fortes ventos costeiros, nos meses quentes e secos entre novembro e abril.

O último grande incêndio no parque foi em fevereiro.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...