Guimarães aprova Plano Estratégico da Capital Verde Europeia 2026
![](https://greensavers.sapo.pt/wp-content/uploads/2025/02/Guimaraes-aprova-Plano-Estrategico-da-Capital-Verde-Europeia-2026.jpg)
Guimarães aprovou, em reunião municipal, o Plano Estratégico – Capital Verde Europeia 2026 (CVE 2026), um documento que apresenta a visão do município para o ano em que irá empossar o título. Votado por unanimidade, o plano “constitui uma peça fundamental para que a cidade defina e submeta para aprovação da Comissão Europeia o modelo de governança, bem como o Plano de Comunicação, de Envolvimento e de Ações e Eventos para a CVE 2026”, lê-se em comunicado.
Segundo a mesma fonte, no cumprimento das suas obrigações, Guimarães deverá, também, assinar a Carta de Compromisso com a Comissão Europeia, formalizando a organização da CVE 2026 e estabelecendo os eventos internacionais obrigatórios, incentivar o envolvimento ativo dos cidadãos e das diferentes partes interessadas, promovendo a sua participação nas iniciativas e eventos programados, e redigir e submeter relatórios de impacto, bem como relatórios intermédios e o final, garantindo um acompanhamento rigoroso das ações implementadas.
Paralelamente, Guimarães assumirá a responsabilidade de integrar a direção da Rede de Capitais Verdes Europeias, reforçando o seu papel como referência na sustentabilidade, inovação ambiental e participação cívica.
“A distinção de Guimarães com o prestigiado título de Capital Verde Europeia 2026 traz consigo a responsabilidade de conceber, dinamizar e organizar um conjunto abrangente de ações e eventos, ao longo do ano, que deixem uma marca indelével na história da cidade e que a consolidem como um exemplo de excelência na área ambiental e da ação climática”, refere Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães.
“A aprovação por unanimidade deste documento é, por isso, um passo fundamental para apresentar a nossa visão ambiciosa e planear e preparar aquele que será um ano excecional para o município e para Portugal, culminando uma década de trabalho estratégico e colaboração intensa”, conclui.
O Plano Estratégico – CVE 2026 assenta na premissa de que 2025 será um ano de preparação intensiva, com etapas fundamentais para assegurar a implementação eficaz do programa “Guimarães rumo à Capital Verde Europeia 2026”, incluindo a organização de uma Green Week de alto impacto, onde será assinada a Carta de Intenções, na presença de líderes europeus e internacionais. Já 2026 será um ano de celebração de Guimarães como “Cidade de um Planeta (One Planet City)”, com uma programação integrada que evidencie o compromisso com a sustentabilidade e a ação climática.
Neste sentido, a Unidade de Missão–CVE2026 – um organismo que assumirá a liderança na coordenação de todas as atividades relacionadas com a celebração e os compromissos estabelecidos com a Comissão Europeia – será composta por uma direção executiva, três comissões (Comissão de Honra, Comissão Científica, Comissão da Comunidade e Comissão de Acompanhamento), uma equipa de comunicação e uma equipa financeira. Com esta estrutura plural e transversal, Guimarães reforça o seu compromisso em liderar pelo exemplo, posicionando a cidade como um território inspirador na sustentabilidade, inovação e ação climática.