Herói da resistência timorense inspira nome de nova espécie de lagartixa em Timor-Leste



Investigadores de vários países descobriram numa das zonas mais remotas de Timor-Leste uma nova espécie de lagartixa nunca antes classificada, e cuja identificação se inspira no nome de um ex-comandante da guerrilha, Nino Konis Santana.

A nova espécie foi nomeada Cyrtodactylus Santana, em referência ao Parque Nacional Nino Konis Santana, onde foi encontrada, sendo que o espaço homenageia o comandante entre, 1993 e 1998 (ano da sua morte), das Falintil, o braço armado da resistência timorense.

A descoberta foi dada a conhecer num artigo publicado na revista científica ZooKeys, publicação dedicada à investigação sobre a biodiversidade e que cobre temas como taxonomia zoológica, a filogenia e a biogeografia.

O artigo, escrito por Kin Onn Chan, L. Lee Grismer, Fernando Santana, Pedro Pinto, Frances W. Loque e Nathan Conaboy, resulta de investigações realizadas em Timor-Leste em 2022, numa parceria entre o Museu de História Natural Lee Kong CHian, de Singapura, a a organização não-governamental Conservation International e o Ministério da Agricultura e Pescas timorense.

Segundo os investigadores, a descoberta da nova espécie de lagartixa-de-dedos-curvados (Squamata, Gekkonidae, Cyrtodactylus), evidencia os potenciais da biodiversidade de Timor-Leste que continua ainda a ser pouco conhecida.

O artigo refere que a equipa de investigadores levou a cabo levantamentos biológicos preliminares em toda a parte oriental da ilha, visando especialmente zonas remotas e pouco exploradas como a montanha do Mundo Perdido e o Parque Nacional Nino Konis Santana, o primeiro e maior parque nacional de Timor-Leste.

O parque é caracterizado principalmente por florestas tropicais de planície, tendo várias grutas calcárias de importância arqueológica, numa das quais foi encontrada a nova espécie.

A equipa estava a examinar uma gruta na zona de Lene Hara quando um dos elementos, Chan Kin Onn, viu a lagartixa a entrar num buraco, tendo percebido que se tratava de animal do género Cyrtodactylus.

“Novas espécies de lagartixas estão a ser descobertas em todo o sudeste asiático e senti que havia um elevado potencial de se tratar de uma nova espécie”, explicou Chan.

A equipa acabou por voltar ao mesmo local à noite – estas espécies são geralmente noturnas – e conseguiu encontrar 10 espécimes que foram, posteriormente, analisados, confirmando-se por DNA e caraterísticas morfológicas externas que se tratava de uma nova espécie.

A Cyrtodactylus santana é a primeira lagartixa-de-ponta-de-ponta-de-ponta-de-cabeça-de-primeira em Timor-Leste formalmente descrita como uma espécie.

Durante as pesquisas, a equipa descobriu várias plantas e caranguejos que estão atualmente a ser examinados, todos com potencial para serem novas espécies.

“Mal tocámos a superfície da biodiversidade de Timor-Leste. Novas descobertas podem ter impactos profundos, porque Timor-Leste é uma massa de terra substancial delimitada por trincheiras do mar profundo e está localizada à margem do Hotspot Wallacean Biodiversity e da Weber’s Line, uma zona de transição entre a fauna oriental e austral”, comentaram os investigadores.

Compreender a biodiversidade de Timor-Leste poderia fornecer informações fundamentais sobre a divergência, evolução e distribuição de espécies, consideram.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...