Homens suicidam-se mais que mulheres (com LISTA)

Mais de 800.000 pessoas por ano suicidam-se no mundo, o que coloca este acho no topo das mortes de causas evitáveis em todo o mundo. Segundo um estudo recente publicado no New Male Studies, são os homens que cometem mais suicídios, da Albânia ao Zimbabué.

Segundo Rory O’Connor, existem muitos factores responsáveis pelo facto de os homens cometerem mais suicídios que as mulheres, mas o investigador da Universidade de Glasgow, na Escócia, acredita que um deles sobressai: o perfeccionismo social.

“Não está relacionado com o que as pessoas realmente pensam de nós, mas sim o que nós pensamos que eles esperam. A razão é tão problemática que ultrapassa o nosso controlo”, explica o especialista ao Mosaic Science.

De acordo com O’Connor, apesar de décadas de progresso em igualdade de género, as expectativas daquilo que significa ser um homem mantêm-se nos anos 50. Mesmo nos países desenvolvidos, os homens ainda se vêem como responsáveis por providenciar apoio e protecção à família. Muitas mulheres também são perfeccionistas, mas o perfeccionismo social do homem é muito mais “perigoso”.

“Um homem que não consiga ajudar a família deixa de ser um homem. Uma mulher é uma mulher em qualquer situação, mas a masculinidade pode ser perdida”, interpreta Roy Baumeister, da Universidade de Flórida, EUA.

Se é fluente em inglês, não deixe de ler o artigo do Mosaic Science sobre os suicídios no masculino.

SUICÍDIOS POR 100.000 HABITANTES (via Quartz e OMS)

quartz

Foto: Renaud Camus / Creative Commons

 

Deixar uma resposta

Patrocinadores