Horta vertical: tornou-se uma nova tendência e ajuda a proteger o Planeta

A agricultura é uma atividade que está desde cedo presente na cultura do Homem, e que se tem vindo a desenvolver de forma a corresponder às necessidades da população em constante crescimento, aliada à tecnologia. Porém, com a agricultura intensiva e industrializada, o ambiente tem vindo a sofrer grandes impactos. Além de destruir habitats, prejudica ecossistemas, contamina os solos e polui o ar e a atmosfera.

Um novo modo de agricultura indoor, também conhecida pelas hortas verticais, tem vindo a desenvolver-se em vários países. Esta prática, com os avanços da hidroponia, tem as vantagens de permitir cultivar alimentos sem uso de pesticidadas, solo, luz natural (por vezes) e sem ocupar tanto espaço, isto porque se baseia num sistema em que as plantas são cultivadas verticalmente em paredes.

Um fator prejudicial é que a luz artificial acaba por usar mais energia e gerar mais calor, pelo que se tem de recorrer ao ar condicionado (nos casos em que não se recorre à luz solar).

Este género de agricultura tem vindo a ganhar fãs por todo o mundo, especialmente na época pandémica que se vive, na qual as pessoas foram obrigadas a pensar em alternativas de cultivo e tiveram tempo para se dedicar a novas atividades. Tanto pode ser utilizada por grandes indústrias, como por uma pessoa comum na sua habitação.

A World Wide Fund for Nature (WWF), defende o potencial desta ideia através de um estudo, pelo que está a fazer uma experiência em São Louis, no Estado americano de Missouri. A Fundação está a aproveitar para cultivar em cavernas, onde o ar circula e permite arrefecer as culturas, sendo dispensável o ar condicionado.

Julia Kurnik da WWF, explicou à Fast Company “Estamos à procura de novos modelos de negócios, novas estratégias e parcerias, e diferentes maneiras de abordar iniciativas que são financeiramente lucrativas e ambientalmente sustentáveis”, além de que o objetivo é que “se desenvolvam e mantenham após o nosso investimento”.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...