Investigador norte-americano cria turbinas eólicas inspiradas em cardumes



As turbinas eólicas têm melhorado significativamente nos últimos anos, mas os parques eólicos são ainda pouco eficientes. Isto porque as turbinas tradicionais – com três grandes lâminas – interferem umas com as outras. Colocar duas ou mais turbinas de grande porte em estreita proximidade produz blocos de vento e vórtices que reduzem a eficiência da exploração global do vento. Agora, John Dabiri criou as turbinas de eixo vertical – assemelham-se a barbatanas de peixes e trabalham em conjunto para aproveitar de forma mais eficiente a energia eólica.

Várias grandes turbinas juntas podem interromper o fluxo de ar e afectar a eficiência global. Dabiri, biofísico da CalTech, defende que, em parques eólicos, as turbinas eólicas de eixo vertical podem ser mais eficientes. Também são muito mais pequenas e baratas do que as tradicionais.

As pequenas turbinas de eixo vertical podem ser agrupadas muito próximas umas das outras – como um cardume de peixes –, sendo que o coeficiente de potência de cada uma não diminui por serem colocadas em estreita proximidade. Na verdade, elas podem “alimentar-se” umas das outras – o que resulta num aumento da eficiência, em alguns casos.

Isto acontece à semelhança dos peixes no oceano, que têm de lidar com os vórtices e os distúrbios causados ​​por outros. Elementos de algumas espécies despendem menos energia a mover-se quando estão no cardume do que quando estão sozinhos, pois são capazes de usar esses vórtices para melhorar o seu desempenho de nado.

As turbinas eólicas que Dabiri propõe têm apenas nove metros de altura. A sua organização poderia incluir centenas de turbinas na área que geralmente é utilizada somente por uma única turbina de tamanho normal, num parque eólico tradicional.

Dabiri e sua equipa esperam produzir uma turbina de 3,5 kilowatts, que custará apenas €2.670 (R$ 7.779) e poderá ser facilmente montada, usando algumas ferramentas básicas, revela o Inhabitat. Em última análise, as novas turbinas de eixo vertical poderão ser combinadas com as turbinas tradicionais nos grandes parques eólicos.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...