Investigadores criam avião movido a iões que um dia pode vir a ser usado em aviões comerciais
Um grupo de investigadores do MIT desenvolveu uma tecnologia capaz de fazer um avião voar de forma completamente silenciosa, sem propulsores ou motores a jato. A tecnologia de iões tem potencial, mas existem questões práticas que precisam de ser ultrapassadas.
A tecnologia que faz voar o protótipo com 2,27kg e uma envergadura de asas de 4,8 metros designa-se por propulsão eletro-aerodinâmica. Funciona com um conjunto de elétrodos que cobre o inferior das asas com 20 mil volts de eletricidade. Um segundo conjunto de elétrodos carregados com 20 mil volts negativos está instalado mais atrás no chassis do avião, criando uma diferença de carga que agita as moléculas de nitrogénio da atmosfera e fá-las mover-se. Este movimento interage com as moléculas de ar e produz propulsão, fazendo o avião voar de forma completamente silenciosa, sem recorrer a quaisquer partes móveis.
A tecnologia pode, um dia, vir a mover drones ou mesmo pequenos aviões de forma silenciosa e limpa, usando apenas eletricidade e eliminando a necessidade de usar combustíveis fósseis. Todavia, questões práticas como a enorme voltagem necessária para alimentar o sistema de propulsão impedem-na, tal como neste momento existe, de alimentar aviões de grandes dimensões.