Investimento de 800 mil euros instala 2.000 painéis solares em multinacional na Trofa



Um investimento superior a 800 mil euros da Prosolia Energy dotou, a partir de 08 de maio, a multinacional Preh, na Trofa, com 2.000 painéis solares e uma potência total de 1,18 MWp, revelou ontem à Lusa a empresa.

O projeto solar representa um “investimento 100% realizado pelo grupo” e está “instalado nas coberturas das naves industriais” da multinacional de produção de componentes elétricos e eletrónicos, o que “vai permitir o abastecimento das suas necessidades energéticas, através do fornecimento de energia renovável e livre de emissões de CO2 [dióxido de carbono]”, lê-se no comunicado.

“Além do impacto ambiental positivo, com a redução de 768 toneladas de emissões de CO2 anuais – o equivalente à plantação de cerca de 4.800 árvores – a central solar também proporcionará à Preh uma redução de 10% nos seus custos energéticos”, acrescenta o comunicado.

A central solar, composta por mais de 2.000 painéis solares, “possui uma potência total de 1,18 MWp e estima-se que produza 1,643 MWh (por hora) de energia renovável por ano o que equivale a 15% das suas necessidades”, continua a publicação.

Fonte da empresa produtora de energia explicou à Lusa que o retorno do investimento feito “será conseguido através de contratos de longa duração” com a multinacional que, ao optar por energia limpa, “terá tarifários com reduções sempre 10% acima do preço de mercado da eletricidade”.

O responsável pelas infraestruturas da Preh, Paulo Silva, disse à Lusa que o projeto “vai estar em avaliação nos próximos tempos, na expectativa de que possa ser ampliado em 2025”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...