“IPS Sustentável” premeia projetos nas áreas da mobilidade suave e sustentabilidade agrícola



“Mobilidade Soft” e “Horto IPS6” são os projetos vencedores da 3ª edição do concurso “IPS Sustentável”, que anualmente desafia a comunidade académica do Politécnico de Setúbal (IPS) a propor ideias e ações para um melhor desempenho nas áreas ambiental, social e económica, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, os premiados foram revelados na sexta-feira, 26, Dia Mundial da Educação Ambiental, estando em causa o valor monetário global de 10 mil euros, com o apoio do Banco Santander, que será distribuído na implementação das duas ideias vencedoras.

“Mobilidade Soft”, proposto por quatro docentes e um estudante, pretende promover formas de mobilidade suave junto da comunidade académica, nomeadamente o uso da bicicleta no acesso ao campus, através de várias medidas de melhoria da segurança no parqueamento. O projeto pretende fomentar, em simultâneo, a eficiência energética global das deslocações de e para o IPS e os níveis de atividade física, contemplando igualmente a criação de um posto de trabalho self-service para pequenas reparações, como é o caso da mudança de pneus.

Para implementar no campus do Barreiro do IPS, o projeto “Horto IPS6” foi concebido por uma equipa de cinco trabalhadores, docentes e não docentes, centrando-se na criação de uma horta biológica comunitária no espaço exterior da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS). Sustentável, Sociável, Solidário, Subsistente, Saudável e Sereno são os seis pilares em que assenta esta ideia, que pressupõe a preparação de vários talhões cultiváveis, a atribuir a horticultores candidatos, mediante a frequência de uma formação nos princípios da sustentabilidade agrícola. O “Horto IPS6” será também um espaço pedagógico, pressupondo a partilha inter-geracional de conhecimentos e práticas de produção sustentável de alimentos, com base numa economia circular e sem gerar desperdícios.

Na sua edição de 2023, o concurso “IPS Sustentável” recebeu um total de 17 candidaturas, envolvendo mais de 50 participantes, em áreas de intervenção como biodiversidade, utilização de solos, energia, água, mobilidade e transportes e tecnologia ambiental.

Na sessão de entrega dos prémios “IPS Sustentável 2023” foram também tornados públicos os objetivos da Estratégia de Educação e Sensibilização Ambiental que a Câmara Municipal de Setúbal vai apreciar em breve, depois dos contributos de várias pessoas e entidades.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...