IST lidera projecto internacional de cidades inteligentes

O Instituto Superior Técnico (IST) está a liderar um projecto internacional para encontrar soluções que tornem as cidades mais inteligentes e sustentáveis, de acordo com o Correio da Manhã.

O projecto chama-se Net!Works e pretende “olhar para uma cidade enquanto infra-estrutura global, em que todos os serviços são suportados por tecnologias de informação e comunicação”, explica Luís Correia, professor do IST.

O IST tem três engenheiros a trabalhar no projecto, que envolve um total de 30 pessoas. Para além das dimensões pessoal, económica e de ambiente, a Net!Works pretende chegar a soluções nas áreas mobilidade, vivência e Governo. Por outro lado, também a Universidade de Aveiro faz parte da equipa.

O projecto envolve um consórcio europeu de fabricantes, operadores e universidades e traçará a estratégia para as telecomunicações em 2020. Ou seja, as empresas também sairão beneficiadas com este projecto, uma vez que terão os seus custos reduzidos pela utilização mais eficiente dos recursos existentes.

O objectivo final passa por aumentar a qualidade de vida dos cidadãos e melhorar a eficiência e qualidade dos serviços prestados pelas autoridades públicas.

Leia a newsletter de Maio da Net!Works.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...