Jovem de 15 anos inventa gadget que armazena energia a partir de ondas do oceano

A jovem norte-americana Hannah Herbst, de apenas 15 anos, inventou um pequeno gadget que permite armazenar energia a partir das ondas. Apesar de o processo não ser propriamente novo – há várias empresas a investirem milhões em energia das ondas – a verdade é que a simplicidade do aparelho e o seu baixo custo – €10 – torna-o perfeito para ajudar os cidadãos dos países em desenvolvimento.

Essa foi a principal ideia de Hannah, aliás, que começou o projecto depois de trocar correspondência com o seu pen pal etíope, uma jovem de nove anos. “Descobri que ela não tem acesso às coisas que tomamos por garantidas todos os dias”, explicou Hannah ao Fast Company. “Quando estava a andar de barco com a minha família em Boca Raton, o barco estava a ser levado pela corrente e pensei: ‘porque não usar esta energia?’”.

O aparelho pode ser uma alternativa de pequena escala para garantir energia para as populações e tornou-se conhecido do mundo ao ganhar o primeiro prémio no concurso Discovery 3M Young Scientist Challenge.

Ele utiliza uma hélice impressa em 3D ligada a uma roldana, para um gerador hidroeléctrico. Quando as ondas movem a hélice, o gerado transforma este movimento em electricidade utilizável. Hannah trabalhou com um cientista da 3M para desenhar o protótipo final.

Ao contrário dos projectos de energia das ondas de larga escala, este pequeno sistema não gera muita electricidade, mas Hannah diz que esta é suficiente para electrificar uma pequena máquina de dessalinização, que pode transformar a água do Oceano em água potável.

E como as principais partes do aparelho são feitas por materiais reciclados, ele pode ser feito em todas as partes do globo. “Quando acabar de o desenvolver vou colocá-lo em open source. Todos poderão ter acesso à lista de materiais e dados, tudo o que é preciso para fabricar este aparelho”.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...