Jovem de 17 anos cria inovação que ajuda autocarros escolares a serem mais eficientes



É impressionante a quantidade de inovações sustentáveis que surgem da cabeça de adolescentes e jovens. Hoje vamos contar-vos a história de Jonny Cohen, um jovem de 17 anos que está a desenvolver um modelo de autocarro escolar mais eficiente para os Estados Unidos.

A história começou em 2007 quando Jonny, com apenas 12 anos, começou a pensar numa forma de substituir os velhos autocarros escolares por veículos aerodinâmicos, que pudessem reduzir o consumo de combustíveis, as emissões de CO2 e ainda poupar dinheiro para milhares de escolas norte-americanas.

Segundo o adolescente, os autocarros escolares eram – e são – incrivelmente ineficientes, gastando uma média de 3,7 litros a cada 11,2 quilómetros, de acordo com a American School Bus Association, enquanto um carro normal gasta 3,7 litros a cada 32 quilómetros. Todos os anos, os autocarros escolares gastam 3 mil milhões de litros de combustível.

Então, o jovem pensou em anexar escudos de Plexiglass à parte da frente dos autocarros, para redireccionar os fluxos de ar e tornar o autocarro mais aerodinâmico, poupando gasolina.

É pouco habitual ver um jovem de 12 anos a pensar na aerodinâmica dos autocarros, mas a ideia foi comunicada aos seus professores de ciência e, cinco anos depois, está pronta para ser posta em prática.

Durante este tempo, Jonny criou a GreenShields Project, uma organização que trabalhou com o Northwestern Segal Design Institute para desenhar o novo autocarro. “É uma espécie de chapéu em forma de ski colocado no telhado do autocarro”, explica o ClimateWire. O projecto consegue economias entre 10 a 20%, já ganhou uma bolsa de inovação da Pepsi Refresh – avaliada em €20 mil (R$50 mil) e foi até elogiada no blog da Casa Branca.

Os escudos estão agora em fase de testes – por uma empresa chamada Cook-Illinois Corp – e esperam autorização da Environmental Protection Agency e do Departamento de Transporte norte-americano para entrarem em acção.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...