Jovens do secundário apresentam soluções inovadoras na Universidade Católica no âmbito do Congresso de Investigação em Bioengenharia

A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa acolhe, no dia 28 de maio, o segundo Congresso de Investigação em Bioengenharia no Ensino Secundário. A iniciativa vai reunir cerca de 120 participantes, entre alunos, professores e investigadores, num encontro que celebra a ciência feita por jovens e para jovens, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, o congresso contará com a apresentação de 33 projetos, desenvolvidos por alunos de oito escolas secundárias, provenientes de diferentes pontos do país: Alfragide, Leiria, Maia, Paredes, Porto, Rio Tinto, S. Mamede de Infesta e Tomar.
Os projetos a concurso surpreendem pela criatividade, maturidade científica e preocupação com os desafios do futuro. Entre os temas abordados destacam-se: Implantes subcutâneos para pacientes cardíacos; Eliminação de microplásticos do corpo humano; Produtos menstruais sustentáveis; Filtros para medicamentos poluentes em rios; Têxteis retardantes de fogo a partir de fibras naturais; Lentes de contacto biodegradáveis.
“Este congresso é uma janela para o futuro da ciência. É notável ver a capacidade dos jovens do secundário para identificar problemas reais e propor soluções com base no conhecimento e na criatividade,” refere Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia, salientando que “a Escola Superior de Biotecnologia tem um compromisso firme com a educação científica em todas as etapas do percurso educativo, e este congresso reflete essa missão de inspirar e capacitar os talentos de amanhã.”
Com o objetivo de promover a literacia científica, despertar vocações e aproximar os estudantes do secundário do ambiente académico, o Congresso de Investigação em Bioengenharia no Ensino Secundário inclui um programa de sessões científicas, visitas a laboratórios e momentos de partilha com investigadores da Escola Superior de Biotecnologia e do Centro de Biotecnologia e Química Fina. O dia culmina com a cerimónia de entrega de prémios para o melhor poster e melhor apresentação oral, sendo atribuídos certificados de participação a todos os alunos envolvidos.