Lentilha de água pode ser revolução na alimentação mundial



Como alimentar uma população em crescimento sem destruir o planeta? É um desafio importante, que terá de ser resolvido rapidamente. E a planta Lemna, ou lentilha de água, é uma das potenciais soluções para alimentar um mundo que está a caminho das nove mil milhões de pessoas.

A Lemna é uma planta rica em nutrientes, capaz de crescer rapidamente através de um processo que é neutro do ponto de vista do carbono. O seu perfil de aminoácidos é semelhante ao da proteína animal presente em fontes como os ovos ou o leite. Contém também diversos micronutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes, pelo que é um bom candidato a substituir a carne.

A Parabel, uma empresa da Florida, EUA, diz agora ter criado um sistema que duplica a biomassa produzida por esta planta em apenas 24 horas, o que lhes permite colheitas diárias e produzir muito mais por hectare comparativamente com outras plantações terrestres.

Além dos nutrientes da Lemna terem o potencial para fazer com que esta planta rivalize com a proteína animal, a Parabel diz que as suas quintas reciclam 98% da água usada e que são neutras do ponto de vista do CO2.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...