LIPOR e ERP assinam protocolo para o desenvolvimento de centros de recuperação de resíduos eletrónicos



A Lipor e a ERP Portugal celebraram no passado dia 7 de dezembro um protocolo de colaboração para a criação de Centros de Recuperação de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (CREW). O protocolo foi assinado no Centro Educativo de Santo António (CESA), por Fernando Leite, Administrador-delegado da Lipor, e Rosa Monforte, Diretora Geral de ERP Portugal.

A Lipor indica que tem procurado novas formas de intervir e ajudar os alunos do CESA a encontrarem novas formas de desenvolvimento, formação e melhoria de competências, de forma a dar continuidade ao trabalho desenvolvido no âmbito do Protocolo de Colaboração assinado por ambas as instituições em julho de 2017.

Assim, a Lipor, através da sua valência Rlab (Laboratório de Reutilização), irá contribuir para o desenvolvimento de uma das disciplinas – Eletrotecnia – integrante do plano curricular do CESA. Na prática, a Lipor disponibiliza ao CESA equipamentos elétricos e eletrónicos em fim-de-vida que, depois de serem recuperados em ambiente laboratorial e em contexto escolar, são retornados à Lipor.

Estes equipamentos serão depois doados e reencaminhados para a SEMENTE – Associação de Voluntários da Lipor, que se encarregará de os atribuir aos seus utentes para utilização conforme as necessidades.

 

Analisar ciclo de vida dos equipamentos
Estes Centros CREW têm, entre outros, o objetivo de criar uma base de dados com informação para a estratégia de gestão de REEE, nomeadamente para o aumento do tempo de vida útil dos equipamentos e análise do ciclo de vida (nomeadamente, recursos poupados, emissões evitadas), promovendo de forma inequívoca a Economia Circular.

Além disso, este projeto responde a uma motivação de longa data das duas organizações, nomeadamente a ligação entre o cariz ambiental, educacional, formativo e social.

A LIPOR desenvolverá com os Centros CREW, as condições e infraestruturas consideradas necessárias para o desenvolvimento das atividades de reparação dos equipamentos, garantindo a segurança da equipa, a qualidade do serviço e a integração dos dados obtidos num sistema de gestão nacional.





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