MAR recebe exposição comemorativa do Sintra Bodyboard Pro Fest



Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) voltam a associar-se ao Sintra Pro Fest que, pelo 29.º ano consecutivo, vai consagrar a Praia Grande, entre 3 e 7 de setembro, como a capital mundial do bodyboard, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, além do apoio logístico ao evento, seja através de pontos de abastecimento de água aos participantes, seja através da disponibilização de contentorização de recolha de resíduos, os SMAS de Sintra vão acolher, no Museu da Água e Resíduos-MAR, uma exposição comemorativa das quase três décadas da etapa sintrense do circuito mundial de Bodyboard. Patente no polo museológico gerido pelos SMAS, na Ribeira de Sintra, entre esta quarta-feira e até 7 de outubro, a mostra desvenda objetos que fazem parte de uma prova que leva a fama da Praia Grande aos quatro cantos do mundo.

Numa parceria entre a Câmara Municipal (CMS), os SMAS de Sintra e a Associação de Bodyboard e Surf da Costa de Sintra, o MAR é palco, assim, de uma exposição que retrata as 28 edições do Mundial de Bodyboard, que, entre outras atrações, apresenta uma seleção de merchandising, como t-shirts, chapéus e outros artigos, sem esquecer os cartazes de divulgação de cada edição. Os visitantes poderão recordar, ainda, alguns momentos marcantes, através da exibição de vídeos, e conhecer um pouco mais da evolução da modalidade, através da apresentação de uma coleção de pranchas históricas de bodyboard.

O Museu da Água e Resíduos-MAR recebe a exposição sobre o Sintra Bodyboard Pro Fest no âmbito da sua missão de sensibilização para as questões ambientais, enquadrado na Estratégia Municipal de Educação e Sensibilização Ambiental e alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, em particular o ODS 14-Proteger a Vida Marinha, reforçando o compromisso do Município de Sintra com a proteção dos ecossistemas marítimos e terrestres.

A exposição vai oferecer um enquadramento histórico da mais antiga etapa do circuito mundial, que este ano, além dos principais atletas nacionais, como os campeões nacionais Ricardo Rosmaninho e Luana Dourado, recebe três campeões mundiais, o brasileiro Uri Valadão (duas vezes campeão mundial e que lidera o ranking de 2025), o atual campeão mundial Armide Soliveres (Canárias) e o francês Pierre Louis Costes, duas vezes campeão mundial e vencedor do Sintra Pro Fest em 2024.

Na vertente feminina, destaque para as portuguesas Filipa Broeiro e Joana Schenker, ambas em 3.º lugar no ranking, atrás da japonesa Namika Yamashita e da hispano-germânica das Canárias, Alexandra Rinder.

Além da competição de ondas e da exposição no MAR, o Sintra Bodyboard Pro Fest vai receber um conjunto de iniciativas na área ambiental, como a apresentação de exposição “Ciclo Urbano da Água”, a divulgação do Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos e da Campanha “Sintra Vidro + Vidro” e a construção de escultura com resíduos recolhidos na área balnear. A Praia Grande acolhe, ainda, no sábado, dia 6 de setembro, a partir das 18h00, uma Mega Aula de Fitness, que culmina com uma sessão de yoga ao pôr do sol, envolvendo diversas entidades: 100% FitClub, Gimnoanima, People Family Club e Holmes Place Quinta da Beloura.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...