Medo de germes? Estes jovens chineses criaram uma solução com 99,8% de eficácia
Dois jovens de Hong Kong criaram um novo puxador de porta capaz de eliminar 99,8% dos germes das mãos com um simples toque, o que poderá vir revolucionar a indústria dos produtos higiénicos.
Apercebendo-se da facilidade de propagação das bactérias nos puxadores e maçanetas das portas de edifícios públicos, centros comerciais ou edifícios de escritórios, Sun Ming Wong, de 17 anos, e King Pong Li, de 18 anos, procuraram um material que conseguisse eliminar de forma eficaz e prática estas bactérias. Depois de uma extensa investigação os jovens chegaram à conclusão que o óxido de titânio, quando activado, era o material indicado para exterminar as bactérias.
Os jovens decidiram cobrir o óxido de titânio com uma camada de pó fino e polvilharam uma maçaneta com a mistura. Porém, a mistura de pó e óxido é mais eficiente quando exposta a luz ultravioleta. Uma vez que a maior parte dos objectos propícios a espalhar germes estão em espaços fechados era necessário encontrar uma forma de expor o óxido à luz ultravioleta.
Então, os jovens desenvolveram o seu próprio puxador, que incorpora uma luz LED que permite activar o óxido de titânio. A lâmpada é alimentada uma caixa de velocidades instalada na porta que armazena a energia cinética do movimento da porta e a converte em electricidade. Assim, quando uma pessoa puxa a porta a luz ultravioleta é ligada e activa o óxido de titânio que elimina 99,8% dos germes das mãos.