México: 48 toneladas de peixes mortos no lago Cajititlan (com FOTOS)



Cerca de 48 toneladas de peixes foram encontrados mortos nas margens do lago Cajititlan, no estado mexicano de Jalisco, a cerca de 500 quilómetros da Cidade do México.

De acordo com o Le Monde, as autoridades locais afirmam tratar-se de um “ciclo natural”, mas responsáveis do estado não são da mesma opinião, acusando uma “pobre gestão dos recursos” como a causa mais provável.

“[Nego] categoricamente que este seja um fenómeno natural e cíclico”, explica a secretária de Ambiente da Jalisco, Maria Magdalena Ruiz Mejia. Segundo Maria Magdalena, mais peixes mortos deverão ser encontrados nos próximos dias.

“Não há nenhuma prova de que isto seja natural e cíclico, pelo contrário, temos variáveis que nos levam a acreditar que este fenómeno não só é recorrente e se está a tornar mais frequente e severo, como ele é causado pela pobre gestão do corpo de água”, continuou a responsável.

Segundo Maria Magdalena, a lama que vem das fábricas locais de tratamento de água é a culpada desta mortalidade. Por outro lado, e quando questionada pelos jornalistas locais sobre se poderia mostrar as provas da acusação, a responsável acusou as autoridades locais de proibirem o acesso ao local.

As autoridades emitiram um alerta ambiental para o lago, mas avisaram que a saúde humana não está em perigo. O lago Cajititlan tem nove quilómetros de comprimento e dois de largura, localizando-se a norte do bem maior lago Chapala.

[nggallery id=893 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...