Mogadouro vai investir 3,5 ME na criação de um parque biológico municipal



O município de Mogadouro vai investir cerca de 3,5 milhões de euros na criação de um parque biológico, que ficará instalado na zona do Juncal, com arranque previsto para agosto, disse ontem à Lusa o presidente da câmara.

“Este é um projeto há muito tempo pensado, tendo sido expropriada há vários anos uma área de 10 hectares de terreno, junto ao Parque Urbano da ribeira do Juncal. O futuro equipamento será referência para o ambiente e biodiversidade, onde serão colocadas várias espécies emblemáticas da fauna e flora autóctone deste território”, explicou António Pimentel.

De acordo com o autarca social-democrata do município do distrito de Bragança, o projeto para o futuro Parque Biológico do Juncal já foi entregue e a previsão do arranque das obras aponta para o início do segundo semestre de 2025.

“Este projeto tem uma dotação de 3,5 milhões de euros, já foi entregue ao município. Esta iniciativa teve um apoio do Programa Portugal 2030, no montante de 2,5 milhões de euros. Este projeto terá de ser revisto por gabinetes, porque ultrapassa o milhão de euros, e logo depois se dará início à obra que já esta em plano”, indicou António Pimentel.

De acordo com o autarca mogadourense, este projeto tem dois anos para ser concluído, que começarão a contar após o arranque das obras, o que está previsto para julho ou agosto.

“Logo que seja revisto o projeto pelas entidades competentes, seguirá para a reunião de câmara, para ser aprovado o início ao concurso publico”, disse o autarca.

Segundo António Pimentel, este novo espaço temático tem como objetivo atrair turistas nacionais e estrangeiros ao concelho de Mogadouro.

“Este projeto nasceu após uma visita à região francesa de Bordéus e que pretendemos replicar aqui na cidade de Mogadouro, em continuidade ao Parque Urbano da ribeira do Juncal. Em França tivemos a oportunidade de constatar o grande número de visitantes a este espaço”, frisou.

Este projeto terá ainda uma segunda fase que contempla a construção de 10 ‘bungalows’, destinados às pessoas que gostam de contemplar a natureza em locais calmos.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...