Mudanças no clima: não são só as temperaturas que vão subir

Com as alterações climáticas, têm se registado cada vez mais eventos extremos no clima por todo o mundo. E o problema não se resume apenas ao aumento das temperaturas, mas também ao aumento da precipitação, das tempestades súbitas e da subida do nível do mar.

Na Europa prevê-se que os verões fiquem mais secos nas regiões a sul e as chuvas mais intensas no período de inverno, substituindo a queda de neve. Assim, com o aumento da precipitação, também vão existir muitas inundações, algo preocupante dado que as zonas urbanas e as infra-estruturas não estão preparadas para esse género de acontecimentos.

Um artigo publicado na IOP Science, que estudou 571 cidades europeias, revela que os caudais de rios em cidades como Braga, Santiago de Compostela (Espanha) e Cork (Irlanda) podem ter no futuro um aumento de mais de 80% do nível das águas.

O Centro de Monitoramento de Deslocamento Interno (IDMC) afirma que em 2019, cerca de 23,9 milhões de cidadãos foram obrigados a deslocar-se devido a desastres naturais relacionados com o clima.

Pode consultar o estudo referido aqui.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...